sábado, 7 de julho de 2012

Senegal-Campanha Africana pela Educação, não deixe de ler...Clevane Pessoa

 Recebo, através do Coro Coletivo, enviado por Gabriela Carrasco, o apelo de Adriano Puntel  Gosuen   (Campanha pela Educação Africana-Senegal) .


Lembro do grande poeta Leopold Sedar Senghor  ("Poeta de Poetas", que escreveu sobre muitos temas, mas também sobre a África, a  NEGRITUDE, que para ele, significava 

  "a soma total dos valores africanos".


Senghor ,contemporâneo de Aimé 
Césaire, tendo estudado na França, dirigido , ( com Césaire e Léon-Gotran Damas) ,o Jornal O estudante Negro L'etudiant Noir)  pode voltar à África, presidiu  da república do Senegal-quando o país foi declarado, em 1960, repúlica independente.Ele,socialista africano, por certo ainda lutaria pela Educação em seu páis, pois foi pela oportunidade de estudar na Europa, que se tornou maior que seus talentos natos, pois pode desenvolver suas perspectivas a respeito o próprio país ao conviver , na Europa, com fatores decisivos à Cultura...



(*)
Certa feita, o Museu Nacional da Poesia (MUNAP, de Belo Horizonte), promoveu, na semena de Museus, no SIAPEMG-Sindicato dos Artistas Plásticos do estado de Minas Gerais, uma palestra sobre Senghor. O palestrista, da república de Camarões, radicado na capital mineira, leu , para finalizar   belo poema de Senghor, sobre a mulher amada, de um erotismo encantador,  ("Femme nue, femme noir"-"mulher nua, mulher negra") ...Eu ouvia e via a África.Então, levantei-me e tracei as analogias que no meu entender, referiam-se não apenas ao corpo da mulher negra, a amada, mas sobretudo, as formas geográficas da África, sua Pátria.Foi apena um insight, mas depois , escrevi a respeito.


Bem, a respeito da petição abaixo, assinarei , dou a conhecer e  repassarei, para que a Educação e seus educadores não sejam cerceadas no Segal .Os educandos senegalases precisam disso, tanto quanto seus professores.


Clevane Pessoa 
Belo Horizonte
07072012


(*) Imagem enviada pelo facebook, desconheço os créditos da fotografia dessa alegre criança africana, nem sei qualk país pertence.Não obstante o risco de inadequação, uso-a para mera-e bela- ilustração.


Essa abaixo tem esse título maravilhosos:sim , há necessidade de fábricas de esperança, sobretudo!


><




Fonte:http://soumovidopormissoes.blogspot.com.br/2011/07/projeto-fabrica-de-esperanca-senegal.html


><


"buenas, gente boa!
após assinatura, encaminhei pra vocês, agradecida se fizerem o mesmo
gabriela carrasco"
       




"Queridas e queridos,


me ajudem com isso? É para assinar uma petição. Você pode até achar que é apenas mais uma dessas petições que não levam a nada, mas estou pertinho do caso e estou vendo que assinaturas funcionam!


Estou trabalhando na Campanha Africana pela Educação para Todos, no Senegal, e tanto a Campanha Mundial pela Educação para Todos, como a Campanha Africana lançaram uma petição pedindo o fim da perseguição de educadores do Malaui, logo acima da África do Sul.


É isso: educadores do Malaui estão sendo perseguidos por pedirem que a educação seja gratuita, acessível e de qualidade para todos. Nada diferente do que foi determinado pelos Objetivos do Milênio da ONU.


Mas no Malaui, pedir isso faz você correr risco de vida!


Ao assinar a petição, você está aumentando a visibilidade do problema e, assim, deixa os educadores do Malaui mais protegidos, pois, a partir dessas assinaturas, as Campanhas Mundial e Africana poderão pressionar os responsáveis, tendo uma força muito importante a seu lado: a manifestação dos cidadãos do mundo!


Após sua assinatura, posso informá-los a qualquer momento sobre como anda a situação. É só mandar um email e eu me atualizo e respondo. Sua assinatura não será em vão, garanto. Ao contrário: é essencial para a segurança destes educadores do Malaui e para que a Campanha Mundial pela Educação e a Campanha Africana pela Educação para Todos tenha respaldo nesse trabalho!


http://www.ancefa.org/?Petition&lang=en


Lembre-se, depois de assinar, vão mandar um link para seu email, confirmando se você é você mesmo.


Você sabe o quanto eu agradeço pela sua disponibilidade, né? Significa muito para mim.


Abração,


Adriano Puntel Gosuen


(na Campanha Africana pela Educação/Senegal)
Tel:             +221-77-777-0083      

Nenhum comentário:

Postar um comentário