sábado, 7 de julho de 2012

Mulher Negra-Senghor





"MULHER NEGRA

Leopold Sedar Senghor 


Mulher nua, mulher negra
Vestida de tua cor que é vida, de tua forma que é beleza!
Cresci à tua sombra; a doçura de tuas mãos acariciou os meus olhos.
E eis que, no auge do verão, em pleno Sul, eu te descubro, 
Terra prometida, do cimo de alto desfiladeiro calcinado,
E tua beleza me atinge em pleno coração, como o golpe certeiro
de uma águia.
Fêmea nua, fêmea escura.
Fruto sazonado de carne vigorosa, êxtase escuro de vinho negro,
boca que faz lírica a minha boca
savana de horizontes puros, savana que freme com 
as carícias ardentes do vento Leste.
Tam-tam escultural, tenso tambor que murmura sob os dedos
do vencedor
Tua voz grave de contralto é o canto espiritual da Amada.
Fêmea nua, fêmea negra,
Lençol de óleo que nenhum sopro enruga, óleo calmo nos flancos do atleta,
nos flancos dos príncipes do Mali. 
Gazela de adornos celestes, as pérolas são estrelas sobre 
a noite da tua pele.
Delícia do espírito, as cintilações de ouro sobre tua pele que ondula
à sombra de tua cabeleira. Dissipa-se minha angústia, 
ante o sol dos teus olhos. 
Mulher nua, fêmea negra,
Eu te canto a beleza passageira para fixá-la eternamente,
antes que o zelo do destino te reduza a cinzas para
alimentar as raízes da vida.



(in «Ouvre Poètique», 1990; 
Tradução de Guilherme de Souza Castro)"



Léopold Sédar Senghor


(1906-2001)

*
"Léopold-Sédar Senghor nasceu no dia 9 de outubro de 1906, em Joal, cidade costeira ao sul da capital, Dakar. Filho de pais ricos, teve uma infância sem problemas. Estudou em Paris, onde conheceu Aimé Césaire, com quem estabeleceu os fundamentos da "Negritude". Em 1945 é eleito deputado no Senegal e publica suas primeiras poesias: "Chants d'ombre". Em 1960 torna-se o primeiro presidente da República do Senegal, cargo que manterá até 1980. Doutor "Honoris Causa" de várias universidades, é eleito, em 2 de junho de 1983, como membro da Academia Francesa de Letras. Faleceu em 2001, deixando uma vastíssima obra literária."


><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><


Enviado-me por " A Poesia dos calendários", mantido pelo saudoso grande poeta português JAG-com quem muito tempo, correspondí-me e que enviava , por e-mail esse belo trabalho de divulgação da poesia.


Clevane 




leiam mais: 


http://members.netmadeira.com/jagoncalves/poesia_calendario/novembro/novembro_15-a_deusa_dos_grandes_lag

Nenhum comentário:

Postar um comentário