segunda-feira, 5 de março de 2012

Iara Abreu-Aquarelas na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, em BH/MG-neste dia 07 até 23 de março

Entrego a Iara Abreu, exemplar de "Veredas Literárias",onde consta  o poema Prestidigitação(Assis Editora, de Uberlândia) , onde falo de sua Arte Visual- com outros livros

A capa acima, da antologia Nós da Poesia(Instituto Imersão Latina) , é uma das criações de Iara- que fez a da segunda e em breve, a terceira edição. As antologias foram lançadas em vários espaços , inclusive na Bienal do livro do Rio, SAMPA e Belo Horizonte.


Iara Abreu, na Galeria Guimarães Rosa-com duas de suas telas- em coletiva na Câmara Municipal de belo Horizonte.

Estas telas são da série "Aspectos urbanos", uma de suas tendências mais conhecidas, embora a série de gatos -inpirada nos bichanos do Parque Municipal em Belo Horioznte, seja extraordinária

 

A artista plástica Iara Abreu, de Belo Horioznte, vem de uma trajetória onde guestalts se fecham em longo aprendizado, formação sólida, experimentações e conceitos muito pessoais, exposições individuais e coletivas .Recentemente, há algum tempo, dedica-se a ilustrar poemas em temática de Aspectos Urbanos.E os poetas somente lucram com essa parceria generosa, onde oferece sua arte na interpetação de tantos versos e estilos-conhecida já em nível internacional.Para ela, pé um verdadeiro prazer "dialogar" com a Poesia, através de seus traços.

Apesar desse reconhecimento , é uma criatura-criadora de simplicidade exemplar, segura e consciente.Queridíssima nos meios culturais da capital mineira, tem vida intensa dentro de seu atelier, que vale a pena visitar , na Rua Sinfrônio Brochado-Barreiro.Ali, a multiplicidade de vertentes e técnicas, encantam pela singularidade.

 

No ano passado, recebi exempalres de Veredas Literárias, fruto de concurso da editora Assis, onde tiuve poema selecionado e fui um dos cinco autores premiados pela explicação em poucos caracteres, do pseudônimo usado no concurso ( uma dos indicativos daquele "a mais" que a editora Ivone Gomes de Assis costuma oferecer aos concorrentes.Meu poema , chamado Presdigitação", ofereci-o à amiga Iara Abreu e foi com prazer que quando meus livros chegaram pelo Correio, li a mim mesma, falando sobre Iara.Entreguei-lhe os livros na Livraria Leitura, do BH Shopping, em Belo Horizonte, onde aconteceu uma noite coletiva de autógrafos.

A artista, mui justamente, em 2012, receberá homenagem do InBrasCI-Governadoria em MG (leia-se Andréia Donadon- a artista Deia Leal) ) , pela Direção Regional da entidade em Belo Horizonte.Medalha de Ouro , um reconhecimento pelo trabalho da artista ,de per si e pelo Projeto "Aspectos Urbanos", que beneficia a tantos poetas brasileiros  e de outros Países.

 

Bem, este  prólogo é para registrar e repassar o novo convite da artista, para sua primeira expo de aquarelas, na Biblioteca Estadual Luis de Bessa  , Galeria Paulo Campos Guimarães(Praça da Liberdade 21-Belo Horizonte-MG).A vernissage, dia 07 de março,  às 19 horas (quarta feira próxima) horas .Até 23 de março, - mês da Mulher. 

 

Clevane Pessoa

Diretora Regional do InBRasCi em MG

Membro da IWA

Representante do Movimento Cultural aBrace-(Brasil/Uruguai)

 

Prezados amigos e poetas



Em anexo um convite para a exposição de aquarelas por mim produzidas ao longo do meu trabalho exposto pela primeira vez .
Mostrarei um pouco de algumas séries,  dentre elas a série "pintando ao vivo" que fiz no projeto da Fragile Produções de curadoria do Luiz Otávio Brandão que reúne vários artistas no evento. Faço  uma cena do evento. Uma ambientação.
A imagem do convite é um Pintando ao vivo no "Palácio da Liberdade" em Belo Horizonte.


Será um prazer recebê-los


Iara Abreu


  
--
Ateliê Iara Abreu
(31) 33845104
(31) 96915104

Visite:  http://iaraabreu.blogspot.com/
           http://iluarti.blogspot.com/

 

__________________________

Rememória:


A Iara Abreu-Clevane Pessoa


Iara Abreu, na Associação Mineira de Imprensa-AMI-montando os poemas da série "Aspectos Urbanos", de dezenas de poetas que ela ilustra e vem fazendo sucessivas exposições.A "Sala da França no Brasil" aconteceu para prestigiar o Ano da França no Brasil, quando a AMI recebu Diva Pavesi, da Academia Francesa, para uma palestra no tema.Encontro de Poetas del Mundo.Belo Horizonte, MG-Brasil-2009.
Crédito da foto:Lucilene Peçanha.




As flores virtuais que Iara Abreu me mandou em julho, no meu aniversário.Adorei e agora retribuo-as com um poema sobre ela e sua arte.

Clevane


PRESTIDIGITAÇÃO

Clevane Pessoa

A Iara Abreu
Mão ampara, mão se move
Precisos gestos fecham gestalts
e entreabrem outras.
As linhas mobilizadas, são borboletras( *),
De sedas negras,
Em grafite, nankim,, ébano, plúmbeas,
atras, pretas, pratas, cinzas, gris...
Remetem a todas as nuances
Das cores, das formas, das coisas...
Interpretas, com negras linhas,
As magníficas e espetaculares
Ou meras e singelas idéias, os seres
Do universo cromático de cada poema arquitetado
- e tuas arquiteturas, criatura criadora,
São das mais genuínas e puras,
Frutos de tua criatividade.
Garimpas com teu olhar de artista
Ó poeta visual dos aspectos urbanos,
DaPoiesis que te é ofertada,
Um todo mágico.
Cada pedaço das formas geométicas
Se desprende, e forma letras,
Cada letra em espiral,se aglomera
e remonta a geometria.
Curvas as retas e retificas as ondas dos arabescos
Que depois novamente se enroscam.
E assim nasce, no papel,
Um sortilégio de grafismos
Repartes tua arte em imaginário e real
E a partilhas, ilhas de beleza.

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2010

(*) Borboletras:neologismo criado, há anos, pela grande poeta de Goiânia, Yeda Schmaltz-in memoriam.

Publicado originalmente em:
http://clevanepessoaeoutraspessoas.blogspot.com/2010/08/iara-abreu-clevane-pessoa.html

Também publicado em http://clevanepessoa.net/blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário