sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Almas Gêmeas -Exposição de Nequitz Miguel e Clevane Pessoa:telas da artista, poemas da escr itora-Juiz de Fora-MG

Clevane Pessoa, poeta, psicóloga,artista visual e jornalista.Reside atualmente, em Belo Horizonte.Nasceu em São José de Mipibu-RN-Brasil.




Há algum tempo, sou inspirada de imediato quando vejo uma tela de Nequitz Miguel.
Aos poucos, fui descobrindo amigos comuns a ambas, como Creuza cavalcanti França (in memoriam)  e seu sobrinho , o colunista Ricardo Cavalcanti.
Soube que morara, como eu, em Juiz de Fora, onde iniciei minha carreira literária, estudei desenho com o Pimpinela-Presidente da Sociedade de Belas Artes, Antonio Parreiras, aos doze, treze anos...
Ambas somos afiliadas à FALASP_Federeação das Academias de Letras e Artes de São Paulo, amigas do presidente da mesma.
Fui convidada a poetizar  telas de uma outra exposição dela, mas tive um problema pessoal e não pude mandar a tempo.Logo, a posteriori, escrevi poemas para umas seis e mandei-lhe.Minha amiga , Masé Soares, deu-me um blog e postou 
essa Arte, com minha Poesia.
Desta feita, o convite veio, para  aexposição Almas Gêmeas-nome de uma das telas.Aceitei de imediato e ela foi remetendo cada uma.
É de causar espécie, o que sinto.Brota-me ou uma história a respeito, que escrevo em versos, ou emoções .Ela reconhece meu " reconhecimento".Manda-me e-mails,  dizendo que se emocionara ao ler os poemas, lá no RJ  .E eu, aqui em Belo Horizonte, fioo emocionada a cada concepção artística, nesse tema!
Prazeroso trabalho!
Resolvemos publicar, o que faremos em breve.
Não pode rei estar em Juiz de Fora, mas espero conhecer pessoalemnte essa...alma irmã gêmea!!!!

Clevane Pessoa.

Saiba mais:
Do site: Pintores do Rio

Fonte:http://www.pintoresdorio.com/index.php?area=artistas&artista=62

NEQUITZ MIGUEL
"Nascida na cidade de Juiz de Fora, MG, Nequitz reside no Rio de Janeiro desde 1968, onde estudou História da Arte e pintura com com vários artistas de renome  internacional, como Luiz Badia, Bernardii e Belizio, o que lhe deu uma ampla visão do panorama artístico e ajudou a definir suas técnicas. Nequitz desenvolve uma linha de trabalho contempôranea que mescla o figurativo e o moderno. Busca sua inspiração em suas memórias e em álbuns de viagem."

Palavras de Nequitz:
'A arte é o alimento de minha alma. Com tintas e pinceis solto as amarras do inconsciente e deixo-me levar para o imaginário mergulhando fundo em minhas emoções. brinco com ascores de forma livre revelando minha personalidade. O artista é um ser livre. A força que move o artista é  o desejo incessante de abrir as portas do desconhecido. Através de minha pintura convido os amantes da arte a entrar no tunel do tempo. Boa Viagem!'
'Boemia Carioca'
Sobre Nequitz:
"Sem cair no retórico academismo,a pintora Nequitz herdou o amor pela forma e pela cor.Para falar de sua pintura, sob o perfil meramente estético, seria suficiente sublinhar a delicadeza das cores, a estruturalidade formal 'Cristo Redentor'de suas visões, a apropriada palheta nas representações mais diversas, a racional impostação dos elementos propostos e finalmente a extrema moralidade expressiva que a caracteriza. A pintura desta artista é elemento espiritual que a caracteriza. A pintura desta artista é elemento espiritual e, portanto sobretudo artístico, o que vai além da técnica e dos módulos de efeitos. Para traçar a arte de Nequitz é necessário colocar em evidência a sua sensibilidade, que está intimamente ligada à fantasia,leva suas visões concretas e reais para uma interpretação subjetiva que sabe lhe dar eficazes motivos de evocação lírica. A poesia,sobretudo o romantismo, a melancolia das visões da pintora Nequitz constituem um fato, além de artístico, humano, o que não pode deixar indiferente nem mesmo o observador mais apressado e menos atento. A artista aproxima e faz aproximar a realidade mais simples e mais modesta, porque sabe revesti-la com a participação de um alto sentimento lírico. Através das transparências, seu realismo possui a capacidade de alcançar múltiplas interpretações dos sentimentos, em virtude de uma feliz acentuação psicológica de suas visões."
Emanuel Von Lauestein Massarani
(Critico de Artes e Superintendente do Museu do Palácio 9 de Julho – São Paulo)
'Leblon'


Nenhum comentário:

Postar um comentário